Primeira carta

Gabinete Do Cardeal- Arcebispo De São Paulo 22-09-1949

“Ao nobre Povo da Cidade de Espírito Santo do Pinhal, mui cordialmente antecipamos aqui, pelas colunas de A Gazeta, as saudações que tencionamos levar à terra berço do inolvidavel Cardeal Leme, em Outubro próximo, ao ensejo das comemorações religiosas do primeiro centenario da primeira Urbs Cardinalicia do Estado de São Paulo. E, assim, começamos a corresponder ao cavalheiroso convite que nos foi endereçado por intermedio do exmo.sr.Antonio Machado Florence, plenipotenciario da gente pinhalense.”

Cardeal Motta

 

Segunda carta

1ª Imagem do Divino Espírito Santo, padroeiro da Cidade de Espírito Santo do Pinhal, ofertado pelo fundador do povoado, Romualdo de Souza Brito. De sua casa saiu para ser venerada pelo povo em seu tosco altar da capelinha de então.

Na procissão sobre trilhos, que partiu de São Paulo no dia 9 de Outubro de 1949, uma comitiva de pinhalenses, tendo a frente o Cardeal-Arcebispo de São Paulo, D. Carlos Carmelo de Vasconcellos Mota, foi à imagem levada para firmar, em seu altar mor na Matriz, onde continuará abençoando a cidade.

 

Terceira carta

Sua Eminência o Cardeal-Arcebispo de São Paulo, D.Carlos Carmelo de Vasconcellos Mota, percorrendo um dos vagões do trem especial da Cia.Mogiana de Estrada de Ferro, quando da realização da Procissão sobre trilhos, que transportou a 1ª Imagem do Divino Espírito Santo, no dia 8 de outubro de 1949, para voltar ao altar mor da Matriz de Pinhal.

Dentre os integrantes da procissão, nota-se Antônio Benedicto Machado Florence, um dos idealizadores da grande procissão sobre trilhos.

Viagem:

Entre Campinas e Pinhal, no dia 8/10/1949

 

Quarta carta

Procissão sobre trilhos

No interior do carro pulmam da Cia. Mogiana de Estrada de Ferro, quando por ocasião da realização da procissão sobre trilhos, levando a primitiva imagem do Divino Espírito Santo, padroeiro da cidade de Espírito Santo do Pinhal fundada por Romualdo de Souza Brito, o principal idealizador das homenagens, Antonio Benedicto Machado Florence, história do Rev.Sr.Bispo de Ribeirão Preto,os principais episódios da fundação do povoado de Espírito Santo do Pinhal. Ao lado, Sua Eminência, o Cardeal-Arcebispo de São Paulo, D.Carlos Carmelo de Vasconcellos Mota.

Viagem entre Mogi Guaçú e Pinhal – 08/10/1949

 

Quinta carta

Procissão sobre trilhos

Flagrante apanhado no saguão da gare da Cia. Mogiana, na cidade de Espírito Santo do Pinhal, quando Sua Eminência e Cardeal-Arcebispo de São Paulo, D. Carlos Carmelo de Vasconcellos Mota, entregara a primitiva imagem do Divino Espírito Santo, ao vigário de Espírito Santo do Pinhal, Monsenhor José Balbino Fucciulli, assistido pelo Sr. Bispo de Ribeirão Preto.

 

Sexta carta

Procissão sobre trilhos

Na porta principal da estação da Cia. Mogiana de Estrada de Ferro, logo após a chegada da procissão sobre trilhos na cidade de Espírito Santo do Pinhal, Sua Eminência o Cardeal-Arcebispo de São Paulo, D. Carlos Carmelo de Vasconcellos Mota, exibe para a grande massa de povo a primitiva imagem do Divino Espírito Santo, doada ao povoado de Pinhal, por seu fundador Romualdo de Souza Brito, que até então estava em poder de sua tri-neta Maria Angélica Sousa Machado Florence, residente em São Paulo, que manifestou o desejo de entregar a imagem ao povo pinhalense, que nasceu e viveu sob sua Divina proteção.

Espírito Santo do Pinhal, 10 de outubro de 1949.

 

Sétima carta

Procissão sobre trilhos

Sua Eminência o Cardeal-Arcebispo de São Paulo, D. Carlos Carmelo de Vasconcellos Mota, na porta principal da Estação da Cia. Mogiana, na cidade de Espírito Santo do Pinhal, exibe a primitiva imagem do Divino Espírito Santo, ao povo pinhalense, lógo após o desembarque da Procissão sobre trilhos. A referida imagem ficava intronizada no solar de Romualdo de Souza Brito, na cidade por ele fundada no dia 07 de dezembro de 1849, de sua casa saia para ser venerada pelo povo em seu terno altar da capelinha de então.

Espírito Santo do Pinhal - 08/10/1949

 

Oitava carta

Procissão sobre trilhos

Na porta principal da estação da Mogiana em Espírito Santo do Pinhal, o Cardeal-Arcebispo de São Paulo, D. Carlos Carmelo de Vasconcellos Mota, tendo do seu lado direito, Antonio Benedicto Machado Florence, e a esquerda o Sr.Bispo de Ribeirão Preto, estendendo nas mãos a imagem primitiva do Divino Espírito Santo, transportada pela Procissão sobre trilhos de São Paulo à Pinhal, que levou-a de volta, para ficar definitivamente no altar-mor da Matriz, homenagem do fundador do povoado Romualdo de Sousa Brito, no 1º centenário da fundação da cidade.

Espírito Santo do Pinhal, 08 de outubro de 1949.

 

Nona carta

Procissão sobre trilhos

Partindo de São Paulo, às 11,30 horas, do dia 08 de outubro de 1949, uma procissão sobre trilhos, tendo a frente Sua Eminência o Cardeal-Arcebispo de São Paulo, D. Carlos Carmelo de Vasconcellos Mota, com destino à cidade de Espírito Santo do Pinhal, o ilustre prelado foi o portador da primitiva imagem do Divino Espírito Santo do Pinhal, doada pelo fundador da cidade, Romualdo de Souza Brito, em 27 de dezembro de 1849.

Na chegada à Pinhal, ainda na estação da Cia. Mogiana, Sua Eminência o Cardeal-Arcebispo D. Carlos Carmelo de Vasconcellos Mota, fazia a entrega da imagem ao Sr. Bispo Diocesano de Ribeirão Preto, para levá-la até a Matriz, onde, em seu altar-mor deveria permanecer em definitivo.

08/10/1949

 

Décima carta

Procissão sobre trilhos

Com indescritivel solenidade, no dia 09 de outubro de 1949, realizou-se na cidade de Espírito Santo do Pinhal, triunfal procissão pelas principais ruas da cidade, quando, pelo Monsenhor Laureano, vigário-geral da Diocese de Ribeirão Preto, foi levada a imagem primitiva do Divino Espírito Santo, doada por Romualdo de Sousa Brito, fundador da cidade em 27 de dezembro de 1849. Referida imagem que permaneceu em poder da tri-neta Maria Angélica de Sousa Machado Florence, foi transportada para Pinhal pela celebre e única procissão sobre trilhos, para a Matriz de Pinhal, onde deverá permanecer eternamente.

Pinhal, 09/10/1949

 

Décima primeira carta

Procissão sobre trilhos

Solene Procissão do Divino Espírito Santo, em Pinhal, no dia 09 de outubro de 1949;

As solenidades religiosas comemorativas do 1º centenário da fundação de Espírito Santo do Pinhal, por Romualdo de Sousa Brito, bem como a entrega oficial da imagem primitiva do Divino Espírito Santo que foi levada de São Paulo para Pinhal, culminou com solene procissão pelas principais ruas da cidade, da imagem do padroeiro. Carregando o andor do Divino Espírito Santo, do lado direito, na frente, o advogado Cory Porto Fernandes, sendo que no lado esquerdo, atrás, Antonio Benedicto Machado Florence, principal idealizador das homenagens do padroeiro de Pinhal

09/10/1949

 

Décima segunda carta

Procissão sobre trilhos

Flagrante da procissão da imagem primitiva do Divino Espírito Santo, realizada na cidade de Pinhal no dia 09 de outubro de 1949, comemorativa do 1º centenário da fundação da cidade por Romualdo de Sousa Brito.

A imagem do padroeiro da cidade foi levada pelo Monsenhor Laureno, Vigário Geral da Diocese de Ribeirão Preto.

No fundo da foto, em silhueta o majestoso templo, Matriz de Espírito Santo do Pinhal. Foto de Arnaldo Machado Florence

09/10/1949

 

Décima terceira carta

Procissão sobre trilhos

Aspecto geral da solene procissão da imagem primitiva do Divino Espírito Santo, que teve lugar na cidade de Espírito Santo do Pinhal, fundada por Romualdo de Sousa Brito, no dia 27 de dezembro de 1849.

A procissão quando percorria a rua José Bernardes, adentrando na praça Rio Branco, ocorrida no dia 09 de outubro de 1949.

Foto de Arnaldo Machado Florence

Pinhal-09/10/1949

 

Décima quarta carta

Procissão sobre trilhos.

Flagrante da procissão da imagem principal do Divino Espírito Santo, cuja solenidade religiosa teve lugar no dia 09 de outubro de 1949. Carregando o andor do padroeiro, na parte da frente, lado direito, Antonio Benedicto Machado Florence, lado esquerdo Arnaldo Machado Florence.

Esta procissão fez parte das solenidades promovidas em homenagem a primitiva imagem do Divino Espírito Santo, doada pelo fundador da cidade, Romualdo de Sousa Brito.

Pinhal, 9 de outubro, 1949

 

Décima quinta carta

Procissão sobre trilhos

Na solene procissão da imagem do Divino Espírito Santo, padroeiro da cidade de Espírito Santo do Pinhal, o andor principal foi carregado, dentre vários pinhalenses, por Cory Porto Fernandes, no varal da frente do lado direito,vendo-se na parte do fundo, no varal da direita o principal idealizador da realização da procissão sobre trilhos, Antonio Benedicto Machado Florence.

A procissão em referência, teve lugar no dia 09 de outubro de 1949, uma das solenidades comemorativas do 1º centenário da fundação de Pinhal, por Romualdo de Sousa Brito.

Foto de Arnaldo Machado Florence – Pinhal -09/10/1949

 

Décima sexta carta

Procissão sobre trilhos.

Solene procissão da imagem do Divino Espírito Santo, realizada na cidade de Espírito Santo do Pinhal, no dia 09 de outubro de 1949, comemorativa do 1º centenário da fundação da cidade por Romualdo de Sousa Brito.

Foto de Arnaldo Machado Florence – Pinhal,09/10/1949

 

Décima setima carta

Procissão sobre trilhos.

Flagrante apanhado a noite, da fachada da Matriz de Pinhal, em 09 de outubro de 1949, logo após o término da procissão da imagem do Divino Espírito Santo, quando da realização da procissão sobre trilhos, de São Paulo a Pinhal.

Foto de Arnaldo Machado Florence – 09/10/1949.

 

Reportagem de Arnaldo Machado Florence.