Esta é uma apresentação do testemunho vivo de pessoas que relembram partes da história vivida em Espírito Santo do Pinhal, relacionada à criação do Museu e Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro Cesar.
Você assistiu à primeira apresentação feita pela escritora e pesquisadora Marly Xavier Bartholomei, que falou sobre quem construiu o prédio, conhecido na época por “sobrado”, hoje Museu e Biblioteca; a segunda apresentadora, Antonia Maria Ribeiro Barbosa, diretora e professora, descendente de Francisco Xavier Ribeiro, apresentou, para conhecimento de todos, a escritura da compra e venda do imóvel. Eu, Elvira Florence Vergueiro, participei da fundação do Museu e Biblioteca, desde os seus primeiros momentos, em mil novecentos e quarenta e três, quando completei meus quatorze anos. Assisti à chegada de livros com encadernações valiosas, falando do tempo do Império, com paisagens inesquecíveis, enciclopédias, grandes escritores, pensadores, enfim, uma vasta e preciosa biblioteca. As reluzentes patacas de ouro expostas na vitrine alta, muitos móveis antigos e múltiplas doações.
O Museu que vi nascer, na sua inauguração em 1943, me faz sentir orgulho dos pinhalenses ilustres que se dedicaram à execução dessa obra.
Elvira Florence Vergueiro
Produção: Estúdio Casarão
Casarão, Arquivo e Memória
Espírito Santo do Pinhal, julho de 2015